quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vamos deixar a memória em paz

Mais uma crônica nova! Espero que gostem!

MEMÓRIA SUFICIENTE

É impressionante como tem se tornado cada vez mais comum as pessoas do meu convívio queixarem-se de falta de memória. Isso vale para todas as idades, das crianças até os mais experientes. Mas acredito que essa questão vai muito além disso. É algo mais amplo e abrangente.

Não usaria, superficialmente, os termos “boa” ou “ruim” para caracterizar a memória, uma função fundamental da mente humana. Acredito que, ultimamente, a memória das pessoas está atuando mais na defensiva, “jogando na retranca”. Claro que algumas pessoas têm maior facilidade de assimilar, guardar e retransmitir informações, por diversos motivos. Mas minha impressão é que esta “falta de lembrança coletiva” é a forma que ela encontrou para resguardar a mente do bombardeio de informações que recebe diariamente. Por esse motivo, nossa memória anda retraída e ressabiada, com toda a razão.

Já imaginou se fossemos armazenar, no cérebro, tudo que recebemos? Invariavelmente, o nosso sistema entraria em colapso. Para não se sobrecarregar, a memória passa, então, a fazer um “pente fino”, uma seleção para minimizar o estresse, a ansiedade e o cansaço mental. Na verdade, isso pode ser uma estratégia. Se faz de esquecida, quando é conveniente.

Então, não vamos condenar sumariamente a memória. Não façamos juízo de valor. Ela está nos resguardando, cuidando de nós. Como diz o ditado: “a ignorância, às vezes, é uma benção”. Não precisamos lembrar e saber de tudo. Precisamos apenas armazenar aquilo que é suficiente. E olha que nem precisei de Ginkgo Biloba para lembrar de tudo isso...

(©2010 - Vitor Durão)

Obs: Dizem que a Ginkgo Biloba é uma planta que aumenta a circulação de sangue no cérebro, estimulando a memória e o aprendizado, embora não haja uma comprovação denifitiva da sua eficácia.

Valeu pela preferência e paciência, mais uma vez! Grande abraço a todos!

2 comentários:

  1. Disse tudo! Gostei muito! Que legal saber que vc escreve bem assim cara, parabéns!

    Renato Barretto

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Renato! Fico feliz que você é um fiel leitor desse blog! Obrigado, de coração, pela força!

    ResponderExcluir