segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Dois Lados da Empolgação

Minha crônica do dia. Espero que gostem!

FACES DA EMPOLGAÇÃO

A empolgação é sempre boa, certo? Nem tanto... Com certeza, é interessante sentir-se entusiasmado para encarar os desafios da vida. Disso ninguém duvida. Porém, a empolgação, como todo sentimento efêmero, não é totalmente positiva e pode ter dois lados: um produtivo e outro improdutivo.

A empolgação produtiva é aquela que nos incentiva, nos dá energia, além de estimular, ainda mais, as nossas aptidões em prol de uma grande objetivo. Serve como um “doping emocional”, quando nos empurra para frente. Um verdadeiro ânimo a mais que colabora para que nos tornemos destemidos e confiantes diante das dificuldades. Sob esta ótica, serve de inspiração e torna-se, evidentemente, benéfica.

Mas existe a outra face dessa mesma a moeda, a famigerada empolgação improdutiva. O famoso “oba-oba”, clima de “já ganhou”, alegria incontida e sem juízo que pode ser bastante traiçoeira. Ela nos trava a razão, pois passamos a não prestar tanta atenção aos detalhes, perdendo a noção de realidade e não nos preparando, de maneira adequada, para o desafio que está por vir. Além disso, dependendo do nível de empolgação, pode ser gerada uma enorme expectativa que, por ter sido superestimada, não será alcançada, ocasionando consequentemente uma frustração.

Reitero, portanto, que todo o sentimento, por melhor que possa parecer, deve ser analisado com ponderação e critério. Tudo tem dois lados. Prefiro, obviamente, me apegar aos aspectos positivos da empolgação. Isso que, inclusive, me estimulou a escrever esse texto. Contudo, não podemos nos deixar levar por ela, acreditando que o êxito está garantido. Infelizmente, o entusiasmo excessivo pode nos cegar e nos levar ao fracasso. Empolgação deve ser encarada como força, mas não como soberba. Fica o alerta...

(©2010 - Vitor Durão)

6 comentários:

  1. Bacana, gostei. Dá uma olhada nos meus e siga, se quiser.

    abs,

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto. Realmente, a empolgação pode nos levar a agir sem pensar.

    Gostei do blog!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Flávia, Rodrigo e Mônica! Valeu mesmo! Me sinto muito honrado pela visita de vocês! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Rodrigo!

    Visitei os seus blogs: "Filosofia de todo canto", "Sobre livros e mais" e "Sobre vitaminas e mais". Achei os conteúdos bem interessantes! Parabéns! Recomendo a todos os leitores do Súbito Sutil.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mônica!

    Fui conferir o Acónito, seu blog. Achei legal mesmo! Muito bacana! Também recomendo!

    Bjs!

    ResponderExcluir